Threevo: Mentoria Integral

Vivemos um novo tempo, permeado por mudanças, oportunidades e desafios. Nesta sociedade contemporânea, a competitividade cresce de forma exponencial, o que exige uma nova postura de indivíduos e de organizações em termos de aprendizagem e compartilhamento de conhecimento. Indivíduos e organizações precisam ser competentes: nas competências individuais e nas organizacionais. Competências individuais constituem a assunção de responsabilidades, autoconhecimento e compromisso com resultados. Competências organizacionais são um conjunto de conhecimentos, tecnologias e comportamentos numa empresa que, de forma integrada, impactam em sua performance e contribuem para os resultados. As competências individuais alimentam as competências organizacionais.

Nesse contexto, processos de desenvolvimento de pessoas têm sido explorados para atenderem estas necessidades. A Mentoria é um destes processos que tem despertado interesse de gestores no âmbito das organizações. Ela está atrelada à gestão do conhecimento e tornou-se uma excelente alternativa para o desenvolvimento de competências, para a melhoria da performance e para a gestão da mudança. É, portanto, tarefa dos gestores o investimento no desenvolvimento das pessoas para que os propósitos individuais e organizacionais possam ser alcançados. 

Mas, afinal, o que significa Mentoria? Quais seriam os seus benefícios? Mentoring diz respeito a um processo no qual um profissional experiente assume a responsabilidade de ajudar outro profissional a melhorar seu desempenho, a exercer novas funções, a desenvolver sua carreira, compartilhando conhecimentos – fruto de sua experiência – e contribuindo com o negócio onde está inserido.

A Metodologia da Mentoria Integral vai mais além e busca consolidar a evolução do Mentorado a partir das 3 faculdades básicas do Ser Humano, fundamentos da Antroposofia, através das 3 Jornadas: PENSAR: Jornada do Autoconhecimento percorrendo o caminho da análise e das causas para a busca do Mentorado; SENTIR: Jornada do Crescimento percorrendo o caminho do planejamento, realizando a intermediação entre o Pensar e o Querer; QUERER: Jornada da Evolução percorrendo o caminho da solução e da ação para a busca do Mentorado – bases do comportamento humano, pois não há separação entre o “eu pessoal” e o “eu profissional”. Ninguém evolui sem este enfrentamento, porém, mais sabedores de nós mesmos e conscientes de nossas potencialidades, conseguimos escolher melhor as melhores campanhas e enfrentar os maiores desafios.

Nossa Vocação na Mentoria Integral é servir indivíduos na coletividade para promover uma transformação com resultado através das melhores questões, do conhecimento e das orientações sem perder a singularidade. É abrir espaço, despertar possibilidades e talentos para auxiliarem no dia-a-dia das organizações.

O bom combate é aquele que, usando nossas melhores competências e habilidades, fortalece e nos desenvolve enquanto Ser Integral.